Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A lua de Joana - Maria Teresa Maia Gonzalez » Opinião.

Sinopse : ''É a história de Joana que perdeu recentemente a sua melhor amiga, Marta, devido a uma overdose. O livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser) em que Joana escreve cartas para a sua amiga que já morreu. Conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia a dia. No meio do quarto de Joana há uma lua suspensa do teto por uma corrente, um baloiço imaginado.''

Opinião : Este foi sem dúvida, um dos melhores livros que li até hoje! Retrata os perigos da adolescência, como as drogas, etc. É também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura das escolas, e acho que faz sentido o ser!
Joana tem uma família que ''não quer saber dela'', uma mãe que só se interessa pela sua loja, um pai que quase nunca está em casa, e um irmão difícil.
Joana escreve à sua melhor amiga Marta, que morreu de overdose, e diz que não consegue ainda entender como tudo aconteceu, nem a consegue perdoar.
Pouco tempo depois, morre também a sua avó.
O livro demonstra as atitudes que alguns adolescentes tomam, nas suas ''mudanças''.
Certo dia, Joana envolve-se com o irmão da Melhor amiga que morreu, e começam ambos a experimentar drogas. Não demora muito até que Joana fique também viciada. Vai para psicólogos, clínicas.. mas quando sai de lá, volta a falar com Rita (amiga que é a principal drogada) e acaba por morrer.. No final da obra, a autora conta que o pai dela acabara de ler as cartas, e percebera que nunca deu o devido valor à filha que tinha.
Esta história foi sem dúvida emocionante! Arrepiei-me em vários momentos.
Sem dúvida que recomendo, a toda a gente, de todas as idades!
5/5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário